Projeto Ambiental Gaia Village

Home

Notícias - Agosto - 2009

 

Garopaba, uma cidade em movimento em direção à sustentabilidade

             A nutróloga e pediatra Clara Brandão esteve em Garopaba, em agosto, para orientar  donos de restaurantes e lanchonetes, merendeiras das escolas e a comunidade em geral a incluir  alimentos mais saudáveis nas refeições. As oficinas foram promovidas pela Prefeitura Municipal de Garopaba, Associação Comercial e Industrial de Garopaba, Fundação Gaia e Projeto Ambiental Gaia Village (GV).

           Os pratos sugeridos pela nutróloga, além de  ricos em nutrientes, são feitos com produtos da estação, produzidos na região, favorecendo o produtor local e reduzindo seus custos.  Quanto mais completos e enriquecidos naturalmente, maior a saciedade e  efeitos benéficos sobre o organismo, enfatiza Dra. Clara.

Após realização da oficina com merendeiras da rede pública municipal de ensino,  a Secretária Municipal de Educação,  Nadir de Araújo afirmou sua vontade de introduzir esse novo conceito de alimentação e treinar as merendeiras para substituir os achocolatados e outros produtos industrializados por produtos da terra.

            O prefeito Luiz Nestor Luiz aproveitou a oportunidade para homenagear Clara Brandão, entregando-lhe uma placa de gratidão em nome da Prefeitura, da Fundação Gaia e do GV, em reconhecimento ao dedicado trabalho da Nutróloga junto às comunidades do município de Garopaba-SC, e em especial, pelo apoio à iniciativa da Mostra Prof. José Lutzenberger no contexto dos projetos de Alimentação Saudável desenvolvidos junto as Escolas.

            Cerca de 170 pessoas participaram das oficinas realizadas  no Restaurante Zanoni, no Bavaria Mar Hotel e no Restaurante Quintal do Grão. Entre o público,  proprietários de restaurantes, pousadas, hotéis, merendeiras, integrantes de clubes de mães e associações comunitárias, da Pastoral da Saúde e do Programa de Saúde da Família que conheceram as  vantagens de incluir alimentos frescos na rotina diária, com oportunidade inclusive de farta degustação dos pratos preparados durantes as oficinas.  

            No encerramento das atividades,  mães,  professores e alunos encheram o salão do Centro Educacional Ibiraquera para aprender com Clara que as plantas conhecidas como inço, na verdade, podem ser um alimento muito nutritivo, como a taioba, a beldroega, a serralha e o picão branco. Neste encontro ressaltou-se a importância de incentivar as escolas e a comunidade a construir hortas perenes, que tem estas plantas como base da produção.

             Dra. Clara Brandão,  esteve no município pela primeira vez em 2000, voltou à Brasília bastante impressionada com o interesse da comunidade. Segundo ela percebe-se nitidamente uma evolução dos processos de sensibilização  ambiental, onde Garopaba demonstra ser uma cidade que busca criar condições para o exercício da cidadania.

               Mais Fotos                                                                                       Por Clarinha Glock.

Agenda
Programas
Relatórios
Multimídia
Parceiros