Projeto Ambiental Gaia Village

Home

Notícias - Agosto - 2009

 

Alimentos mais saudáveis em restaurantes e escolas de Garopaba

 

Santa Catarina – A Prefeitura Municipal , a Fundação Gaia, o Gaia Village e a Associação Comercial e Industrial de Garopaba, no litoral sul, estão dando mais um passo importante para consolidar a cidade como um modelo internacional de sustentabilidade. De 3 a 6 de agosto de 2009, a nutróloga e pediatra Clara Brandão vai estar em Garopaba para ministrar uma série de oficinas destinadas a difundir a alimentação saudável nas escolas, nos restaurantes e na comunidade em geral. A idéia é adaptar aos cardápios tradicionais ingredientes com maior valor nutritivo, priorizando os produtos da agricultura orgânica familiar da região. Assim, além de saborosos, os pratos serão econômicos e respeitarão as características da cultura local.

            Clara Brandão trabalha com o conceito de “fome oculta”: as pessoas comem mais para se saciar porque ingerem alimentos de baixa qualidade nutricional. Isso leva a problemas como hipertensão, obesidade, colesterol alto, infecções constantes, hiperatividade, entre outros. Em suas oficinas, ela ensina que uma alimentação saudável começa com o cultivo do alimento, passa por seu total aproveitamento, e resulta em saciedade e mais prazer.

 

Breve currículo de Clara Brandão

            Filha de imigrantes japoneses residentes em Taboão da Serra, São Paulo, desde muito cedo Clara Brandão teve de aprender como aproveitar as riquezas da Natureza para dela tirar o sustento e a saúde. Depois de formada e casada, mudou-se para a cidade de Miracema do Tocantins. Lá montou, juntamente com o marido – também médico – e outros colegas de profissão, o Centro de Educação e Recuperação Nutricional, em 1972.

            Em 1975, em Santarém (Pará), motivada pela seca que produzia um grande número de desnutridos, criou a ONG Sociedade de Estudos e Aproveitamento da Amazônia (SEARA). Com o apoio do Programa Casulo da Legião Brasileira de Assistência, montou 13 creches que chegaram a atender 390 crianças. No cardápio, sempre valorizou uma preparação única, com muita variedade e enriquecida com um concentrado de minerais e vitaminas. Assim nasceu a Multimistura. Em quatro meses, as crianças se recuperavam usando cardápios de alto valor nutritivo, baixo custo, paladar regionalizado e de fácil preparo. A SEARA continua esse trabalho, mesmo após a extinção da LBA.

            Em 1983, a Sociedade Brasileira de Pediatria concedeu a Clara Brandão o prêmio Álvaro Bahia de Melhor Trabalho contra a Mortalidade Infantil pelo uso da Multimistura. O programa de orientação alimentar contra a desnutrição desenvolvido por ela continua sendo usado no Brasil e em mais 15 países da América Latina, África e Ásia. Seu sucesso deve-se, em grande parte, aos parceiros, como Pastoral da Criança, Programa de Agentes Comunitários de Saúde, Programa de Saúde da Família, Cáritas, Emater, Indagro, Caravana da Vida, governos estaduais, municipais e inúmeras ONGs, além de líderes e agentes comunitários, educadores, assistentes sociais, merendeiras e cozinheiras de creches.

Fonte: www.multimistura.org.br

Agenda
Programas
Relatórios
Multimídia
Parceiros