Projeto Ambiental Gaia Village

Home

Notícias - Janeiro -2009

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

MEMÓRIA DA REUNIÃO GRUPO / PROPOSTA DE COMPOSTAGEM EM GAROPABA

                    Local: Projeto Gaia Village                                        Data: 09/01/2009

INSTITUIÇÕES PRESENTES

REPRESENTANTES

Prefeitura Municipal de Garopaba

Prefeito Luiz Carlos Luiz

Associção de Agricultores Orgânicos

Mariomar Pereira

 João Batista Cardoso

José Carlos Lima

José Artur Fortunato

Secretaria Municipal de Agricultura

Glaycon de Souza Silveira - Secretario

Secretaria  Municipal de  Educação

Maria Nadir Araujo – Secretario

Valdeci Vieira

Sali Hadres

Maria Eugênia Alves

Secretaria Municipal de  Turismo

Marcelo Zanoni - Secretario

Assessoria Comunicação  Prefeitura

Tuliana Rosa

Câmara de Vereadores

Mauro do Nascimento

EPAGRI

Sergio Pinheiro e Maria Aparecida Ferreira

Banco do Brasil

Elmar Alves de Oliveira

Instituto Gerdau

José Luiz Canal

UNESC

Carlyle Torres de Menezes

UFSC / Associação Orgânica

Gerson Konig Jr

Biomater

João Carlos Godoy

Silvia Porto

RESAMB

Joaquim da Silva Pacheco

Fundo Vira Lata

Geysa e Paulo Ricardo Botafogo

AMA

Gelson Rigo

Fundação Gaia / Gaia Village

Franco Werlang; Dolizete Zilli; Sandra Severo;Marcelo Granville; Angela Zanellato (video)

Pauta:

- Discutir o processo de re- implantação do sistema de compostagem em Garopaba

 

Discussão e encaminhamentos:

     ABERTURA: Franco Werlang do Projeto Gaia Village dá as boas vindas ao grupo e apresenta os objetivos do encontro que é debater estratégias para que Garopaba entre na era da compostagem, ou seja, na era da manutenção do ciclo da vida. Ele salienta que o papel do Gaia Village neste momento é articular os atores envolvidos com a compostagem e que tem-se a felicidade de reunir os agricultores, Prefeito Municipal e boa parte do Secretariado municipal, legislativo, detentores da tecnologia dos plásticos biocompostáveis; UNESC; a AMA; Associação Orgânica; Fundo Vira Lata; proprietario da RESAMB, apoiadores, referindo-se a gerencia do Banco do Brasil, EPAGRI e Luiz Canal, da Praia Vermelha. Com apoio de Power point Franco apresenta os aspectos relacionados as potencialidade de Garopaba, com destaque para o ammbiente natural; Infra-Estrutura hoteleira ; rede de restaurantes ; comércio  especializado;  sitios arqueológicos; comunidade de surf; nível de segurança e Charme histórico (Local Especial).

A imagem abaixo mostra a área da RESAMB (em amarelo) e as 05 principais propriedades familiares (em verde) que praticam agricultura orgânica em Garopaba.

 Posteriormente, Franco apresenta aspectos relacionados a reciclagem e compostagem, onde na situação atual paga-se  para enterrar  valor (Adubo e Recicláveis); gasta-se em transporte; privilegia-se o produtor de outros locais; reforça-se diariamente a  cultura de irresponsabilidade em relação ao Ambiente Natural, além de deseducar as crianças das quais estamos sacando à futuro e em síntese está se perdendo a oportunidade de diferenciar Garopaba como Cidade Sustentável.

Ele ressalta o potencial de se estabelecer um sistema de compostagem em Garopaba, dentre eles:

·       Redução de Aterro - Separar o Orgânico na fonte automaticamente facilita a separação do Reciclado.

          Menor custo Transporte - A Logística (postos de Compostagem)

          Empregos : A Compostagem viabiliza o Agricultor Orgânico e outros negócios como o substrato para paisagismo,  MO de Separação, industrias locais.

          Vantagens Comunidade: - Efeito cumulativo de adubação, biodiversidade natural aumenta a produtividade. A população local terá alimentos mais Saudáveis e mais baratos. Produtor poderá trocar com vantagens o uso atual da “cama de aviário” pelo adubo orgânico legitimando o processo de certificação agroecológico

          Cultura de Sustentabilidade – Os programas de Educação Ambiental Integrados mobilizam a população no sentido de Valorizar os Ativos Naturais da Cidade

          Aumento de Renda por diferenciação  dos produtos dos Restaurantes e das Pousadas. Selo Verde.

          Divulgação de Garopaba como Destino Turístico de Primeira Linha em Sustentabilidade (coerência com Atrativo) e dos envolvidos Direta e Indiretamente com o Projeto.

Posteriormente Franco apresenta  e discute gráfico que estima as quantidades de resíduos sólidos coletados em Garopaba, mediante dados da RESAMB, ressaltando a quantidade de material orgânico já disponivel (classe A) e a real possibilidade de produzir quantidades maiores de adubo mediante proposta de  separação na origem.

Franco passa a palavra a Dolizete que atuará como facilitador do debate. Doli dá as boas vindas e em nome do Projeto Gaia Village e família Werlang fala da alegria de acolher todos os presentes. Menciona expectativa de que a reunião seja propositiva . Ele passa a palavra ao Prefeito Luis Nestor.

Prefeito Luis Nestor informa agradece o convite e informa que estava em Florianópolis  tratanto do tema do lixo. Relata os problemas do processo de coleta  em Garopaba, onde os domicilios separam o lixo mas a coleta é feira em único horário e com único caminhão (compactador). Relembra da responsabilidade com meio ambiente e da importancia da ação. Ressalta o esforço para regularizar a coleta em garopaba na 1ª semana pós termino do contrato com empresa anterior. Comenta que mudou o  sistema de coleta imediatamente após sua posse, com uso de caminhão aberto, o que no inicio gerou problemas de acúmulo de material nas ruas. Fala ainda da preocupação de não aumentar os custos do município com lixo e lustra que em 2008 Garopaba  dispendeu cerca de R$ 900.000,00 com transporte para aterro sanitário. Ele comenta “ que quanto mais reciclarmos, menos rejeito, menos transporte para aterro, mais  qualidade.  Informa que sua intenção foi de contratar empresa pelo mesmo valor, atualizado, do ano anterior e que espera que com a coleta diferenciada reduza-se a quantidade de rejeito a ser transportado, consequentemente reduz-se custos. Ele agradece ao entusiamo  do Franco e GV pela retomada do processo de compostagem.   Prefeito Luis Nestor salienta o fato positivo de empreender processos de compostagem em Garopaba com meta de 500 ton/mês e entende que o caminho para estimular e promover são os sacos separados e coloridos, enfatizando que ficou bem impressionado com a tecnologia dos plásticos biocompostáveis.  Ressalta, ainda a importancia do impacto visual das lixeiras a disposição da comunidade, que deve ser feito um esforço no sentido de dispor lixeiras confecionadas com materiais mais naturais. Informa ao grupo, que em almoço no dia anterior com Prefeitos de 3 municipios vizinhos (Paulo Lopes, Imbituba, Imaruí), onde há um consenso para a possibilidade da realização de um consórcio para tratar o problema do lixo conjuntamente, com vistas inclusive a se trabalhar uma consciencia de reciclagem e compostagem regional, pois interessa a todos uma vez que “dói no bolso”. Ainda segundo ele, não vê nenhum problema em Garopaba começar a liderar este movimento e levar para os demais municipios o que vai gerar economia para toda região, além de ser uma boa bandeira ambiental e política.  Por fim, ele menciona  “ tudo converge para trabalharmos bem esta questão e  podem contar comigo” . Ele cumprimenta os secretários presentes e presidente da Camara de vereadores e demais presentes, ressaltando que estão todos comprometidos com o processo. E acrescenta: “não é média. Queremos realmente  trabalhar juntos”.

Na sequencia Dolizete se coloca como facilitador do debate propondo uma rápida apresentação do grupo visando uma reunião de trabalho/propositiva. Ele se apresenta falando da historia de vida na agricultura convencional e do seu contentamento em ter a oportunidade de voltar a acreditar na agricultura tendo em vista a relação estabelecida com os agricultores organicos de Garopaba e com o Gaia Village. Ele referenda o grupo local, certificado pela Rede Ecovida e das dificuldades encontradas para produzir com qualidade considerando os custos necessários para alavancar a produção. Também fala de seu envolvimento no processo de compostagem em Garopaba no inicio do ano 2000.

Se apresenta Secretario de Turismo/ Marcelo Zanoni que ressalta o envolvimento do Restaurante Zanoni no processo de coleta de material orgânico. Fala tb da iniciativa do Restaurante em fazer sistema de tratamento de efluentes e coloca-se a disposição para contribuir.

Na sequencia Tuliana Rosa, assessora de comunicação da Prefeitura fala da importancia do trabalho e se coloca a disposição para colaborar com a divulgação.

Mariomar Pereira da  Assoc. Produtores Orgânicos  se apresenta e fala da importancia e riqueza do momento em função dos presentes à reunião. Coloca  que uma das principais dificuldades é a compra de adubo, a “cama de aviário”, em função dos custos, tempo manutenção e toxicidade deste substrato. Fala da necessidade de se inciar o processo de compostagem, mesmo com um pequeno grupo e que o importante é sonhar e acreditar. Ressalta que é necessário haver um custo baixo para que os agricultores participem.  Comenta também que conta com a secretaria de  educação e com o Prefeito para continuar produzindo alimentos orgânicos. Informa do esforço de manter um circuito de produção de hortifruti e que hoje já há frutas a disposição no mercado oriunda deste circuito estabelecido na região, mediante esforços da Associação e Rede Ecovida. Fala também da importancia da merenda escolar adotar produtos orgânicos.  Coloca a Associação a disposição para colaborar tecnicamente.

Batista, da Associação de Produtores Orgânicos,  se apresenta e fala um pouco de sua historia de vida, como empregado e segundo ele trabalhando muito e sempre “correndo atrás da máquina”, mas onde produziam e se alimentavam  do proprio cultivo. Fala ainda da opção de viver da agricultura, ressaltando a qualidade dos alimentos e de vida, onde atualmente se gasta muito pouco na farmácia. Ressalta a importancia de permanecer na roça, onde toda a  família trabalha junto e mantem uma melhor convivência  de forma mais harmonica. Ressalta que tem seus sonhos realizados pois atua como agricultor.

Elmar, gerente do Banco do Brasil, diz que  após ouvir os primeiros depoimentos, percebe a  importancia da historia de vida de cada um. Reitera que seu papel é mediante as competencias e a bagagem de cada um dos presentes, ajudar a construir e intermediar com o BB e Fundação BB eventual apoio financeiro, colaborando institucionalmente com o projeto. Fala da confiança que ele deposita neste  Fórun reunido e se coloca a disposição como pessoa e como instituição.

Mauro do Nascimento, Presidente da Camara de Veradores,  se apresenta referendando o inicio do processo de compostagem em Garopaba, quando era vice-prefeito. Relembra do sucesso da iniciativa onde  houve inclusive mídia nacional / Globo Rural. Fala de seu contentamento em novamente estar envolvido no resgate deste processo, iniciado em 2002,  junto ao grupo presente. Coloca a Camara de Veradores a disposição.

Prof. Carlyle Menezes/ UNESC  se apresenta e fala de sua experiencia em trabalhos de gestão ambiental com usos alternativos de material para adubação e tratamento de efluentes. Comenta da alegria de particpar do projeto e coloca a UNESC a disposição.

Maria Eugênia, prof. da EE Rodrigues Lopes e integrante da equipe da sec de educação, fala do trabalho já desenvolvido na escola com as crianças que frequentemente visitam a RESAMB.  Fala também da preocupação da Escola com a limpeza da cidade que envolve os alunos estimulando –os a conhecer como se dá todo o processo de coleta em especial dos horários de recolhimento dos resíduos.  

Secretaria de Educação Nadir se apresenta e fala do interesse em continuar envolvida nos processos de educação. Referenda a participação da Escola que dirigia, através do Programa Mostra Lutz. Reitera que tem ciência de sua responsabilidade como educadora e Secretaria Municipal e salienta que a Secretaria não é representada apenas por sua pessoa, colocando a  equipe a disposição e que o objetivo é trabalhar em parceria.

Valdeci Viera da Sec. Educação fala de sua experiencia na educação, como psicólogo e referenda seu envolvimento com a criação do mestrado de educação ambiental na FURGe se coloca a disposição.

Prof. Sali Hadres da Sec. De Educação  se apresenta e fala que a educação ambiental é um trabalho lento que exige dedicação e compreensão do que queremos  e que exige mais ação do que fala.  Comenta ainda da necessidade de se mudar as práticas.

Na sequencia Luis Canal se apresenta  como professor universitário e  representante do Instituto Gerdau e fala  das iniciativas sustentáveis em curso na comunidade referendando o Posto Militar Ambiental. Coloca-se como uma canal de aproximação do grupo  com o Instituto Gerdau. Fala do reconhecimento alcançado pela  produção orgânica do municipio.

Glaycon  Silveira se apresenta como funcipnário da EPAGRi  e atual Secretario de  agricultura onde deseja trabalhar  em parceria com as Secretarias de educação, turismo  e meio ambiente. Ele também se coloca a disposição para colaborar.

Geysa do Fundo Vira Lata se apresenta e se coloca a disposição para ajudar nos processo s de educação da proposta.

Sergio Pinheiro da EPAGRI se apresenta e fala da importancia de projetos que busquem a sustentabilidade em Garopaba. Informa do Projeto de Desenvolvimento Sustentavel em curso na região e ressalta a imprtancia de se manter o “charme” do municipio, em especial a volorização da pesca e cultura local. Se coloca a disposição para colaborar.

Paulo Ricardo se apresenta como representante do Jornal da Praia e ressalta que “não trabalha só com cachorros” e sim para a cidade de Garopaba.

Maria Aparecida Ferreira se apresenta e fala da emoção em ouvir as falas e que sente por sua cidade/ Imbituba não ter o charme de Garopaba.  E que a cidade tem oportunidade de ser exemplo para outros municipio.  Comenta sobre sua tristeza com a falta de educação dos moradores da Ibiraquera com o trato do lixo, que nas últimas semanas se acumulou nas ruas, envergonhando-a. Ressalta da necessidade da comunidade se responsabilizar por suas ações. Fala que gostou de ouvir a fala do Prefeito Luis Nestor e que espera que Imbituba  busque o caminho da sustentabilidade.  Fala das boas práticas aprendidas na infancia e que está na hora de se reaprender a viver como antigamente. Comenta do exemplo negativo do Rosa que na última semana apresentou um triste cartão postal aos visitantes. Coloca-se a disposição para ajudar e relembra que tem muitas pousadas e restaurantes no Rosa que podem subsidiar um centro de compostagem com todo material que produzem. Fala também da importancia da educação ambiental .

José Fortunato (Zezinho) se apresenta como produtor agroecológico da Encantada. Fala do privilégio de ter usado o composto produzido anteriormente na RESAMB em sua produção que era de excelente qualidade. Se coloca a disposição p ajudar.

Gelson Rigo, da AMA,  se apresenta e informa que  elaborou o laudo técnico do pátio de compostagem, em 2002, buscando licenciamento junto a FATMA. Fala da experiencia  em educação ambiental junto a AMA, F GAIA  e Gaia Village. Comenta também sobre seu trabalho na APAE onde os alunos são capacitados e desenvolvem a propria horta orgânica e ações de plantio de frutiferas na comunidade. Fala do apoio da Gerdau para estas iniciativas da APAE. Comenta sobre o objetivo de estabelecer hortas familiares na comunidade. Ressalta que faz-se necessario mudar hábitos de consumo e que é preciso conhecer  os produtos industrializados que compramos. Ressalta ainda a questão da finitude dos recuros e limitação do Planeta. Fala do trabalho desenvolvido e estimulado pela Mostra Lutz que tem colaborado com a implantação de hortas e coleta seletiva em Garopaba. Comenta que a cidade está perdendo seu charme, ressaltando a voracidade da especulação imobiliária e ocupação desordenada de APP´s. O que tem colaborado para mudar o microclima resultando em desastres ambientais.  Finaliza relembrando que a Terra tomamos emprestado de nossos filhos.

Silvia Porto se apresenta como arte educadora de São Paulo e integrante da Biomater  e diz-se apaixonada pelo charme de Garopaba e que pretende ser futura moradora. Coloca-se a disposição para contribuir.

João Carlos Godoy da Biomater se apresenta e fala das tecnologias desenvolvidas pela empresa em busca de plásticos orgânicos. Coloca a compostagem como a revalorização da reciclagem. Fala que os residuos organicos devem ser considerados como produtos nobres  para uma agricultura de melhor qualidade.

Gerson  konig Jr, técnico da UFSC e da Associação Organica,  se apresenta como colaborador do processo de compostagem no inicio de 2000. Fala que seu trabalho é com Educa Ação. Comenta sobre as dificuldades de mobilizar a comunidade que algumas vezes por questões partidárias não se envolve. Ressalta a importancia das pessoas repensarem seus atos e colaborarem. Comenta sobre trabalho voluntário de divulgação junto a rádios e  escolas, com apoio da AMA, Sec. Educação e GV que foi fundamental para sucesso do trabalho anterior. Informa que por causa deste programa ainda hoje estabelece parcerias com outras instituições e outros municipios. Lembra que se o agricultor continuar usando veneno irá morrer. Comenta que Garopaba, por ser pequena, apresenta facilidades para trabalhar uma proposta de compostagem  e reciclagem. Fala também  das dificuldades recentes de coleta de lixo em Garopaba que tem no momento um grande pico de produção e que o motivo principal do problema reside no fato das pessoas não estarem atenta aos horários de coleta, pois muitas vezes  depositam o lixo depois que o caminhão passa.  Ressalta que faz-se necessário um tempo para que a comunidade e tb os gestores públicos e empresa de coleta adequem seus processos para que melhore a qualidade do serviço no municipio.

Marcelo Granville se apresenta como integrante do Gaia Village que também esteve envolvido com a criação e desenvolvimento do pátio de compostagem na gestão anterior.

Joaquim Pacheco da RESAMB  fala do seu trabalho na CASAN com água, esgoto e agora com residuos sólidos. Comenta sobre as iniciativas  anteriores da RESAMB em colaborar com trabalho de educação ambiental no município e espera que possa voltar a atuar em parceria com a SEC. Educação nesta gestão. Fala que contratou Gerson Konig para auxiliar técnicamente com a central. Comenta sobre os conflitos que tem  com a empresa coletora/ caminhões que insitem em compactar exageradamente o lixo, dificultando a reciclagem. Informa que atualmente se recicla cerca de 18% do lixo coletado e que a meta é chegar a 50%. Coloca a empresa a disposição para contribuir.

José Carlos (Carlinhos) se apresenta como apicultor e agricultor e que tambem se dedica a jardinagem gerando empregos. Comenta que vê na compostagem uma grande ajuda para a produção.

Ao final das apresentações Franco propõe como encaminhamento , que após intervalo,  o grupo discuta estratégias  para reduzir o impacto da lavagem das bombonas, através da utilização de bioplástico. Fala também da importancia de se disponibilizar, inicialmente nos supermercados, sacolas de cores diferentes com informacao de uso para descarte. Sacolas brancas (usuais) com indicativo para descarte de Reciclaveis, sacolas (normais) Vermelhas para Rejeitos, sacolas de Bio-Plastico (compostaveis) Verdes, distribuidas, mediante solicitacao, para pessoas incluidas no programa de Compostagem.

 Promoveu-se um intervalo em que os participantes, já apresentados e cientes das oportunidades de contato tiveram meia hora de diálogos diretos consubstanciando ideias, sinergias  e compromissos.

 Na sequencia o  grupo reune-se novamente na grande roda para encaminhamentos finais e a reunião é encerrada.

 ENCAMINHAMENTOS E SUGESTÕES FINAIS:

·         Fazer coleta diferenciada: recicláveis e material orgânico, em caminhões não compactadores (Pref. Luis Nestor)

·         Disponibilizar sacolas de cores diferentes a comunidade  (Prefeito Luis Nestor)

·         Utilizar tecnologia das sacolas biocompostaveis (Pref. Luis Nestor)

·         Planejar a confecção de de lixeiras com design atrativo que priorize materiais naturais (Pref. Luis Nestor) 

·         Assumir compromisso na busca de Garopaba sustentável (Doli)

·         Separar o material orgânico na origem, em cada domicilio e nos restaurantes participantes do programa. (Franco)

·         Estabelecer módulos de compostagem nas propriedades dos agricultores orgânicos que podem cuidar deste material que é básico para a produção(redução custos transporte; facilita logistica). (Franco)

·         Desenvolver trabalhos de educação ambiental para que tenhamos cada vez mais adubo compostado “classe A” para produção orgânica, hortas escolares, paisagismo e  plantios. (Franco)

·         Aumentoar Renda por diferenciação  dos produtos dos Restaurantes e das Pousadas que podem ganhar Selo Verde (Franco)

·         Divulgar Garopaba como Destino Turístico de Primeira Linha em Sustentabilidade (coerência com Atrativo) e dos envolvidos Direta e Indiretamente com o Projeto (Franco)

·         Processo de manutenção e distribuição do composto deve ter um custo baixo visando maior aceitação e participação dos agricultores (Mariomar)

·         Retomar o processo de licitação para merenda escolar organica (Mariomar)

·         Informação e divulgação. Imobiliárias  disponibilizam folders informativos com horário das coletas e infos sobre como separar residuos. O mesm vale para Pousadas e Restaurantes (Kiko)

·         Estimular domicílios a fazer sua própria composteira (kiko)

·         Selecionar/ mapear  pousadas, restaurantes, supermercados que possam colaborar com a proposta (Sergio)

·         Criar estratégias para assegurar continuidade e execução da proposta que está se configurando numa rede (Carlyle)

·         Colocar informações educativas nas sacolas bioplásticos distribuidas nos supermercados, em especial sobre quais materiais são compostáveis.  (Zezinho)

·         Coloca ACIG a disposição para grupo apresentar proposta e estabelecer parceria (Marcelo Zanoni)

·         Averiguar possibilidade de incluir  o Rosa no processo disponibilizando  material orgânico. (Cidinha).  Informa que Imbituba tem centro de triagem na ACORDI.

·         Divulgar ações de reciclagem e compostagem, quantitativamente por toda cidade (out doors, placas). Gerson

·         Divulgar inclusive esta reunião nos veículos locais (Paulo Ricardo)

·         Fortalecer a rede de agricultores orgânicos Garopaba (Doli)

Agenda
Programas
Relatórios
Multimídia
Parceiros