Projeto Ambiental Gaia Village

Home

Notícias - Março -2009

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Secretaria Executiva do Global Ecovillage Network visita Gaia Village

Fundadores da Ecovila Zegg da Alemanha e membros da direção do Global Ecovillage Network/GEN,  Achim Ecker e Ina Meyer, estiveram no Projeto Ambiental Gaia Village, no final do mês de março.

Os especialistas em sustentabilidade vieram ao Brasil ministrar cursos sobre processos de comunicação, tendo como referência o Programa FORUM desenvolvido e praticado na Alemanha, desde os anos 90 quando fundaram a Ecovila Zegg a sudoeste de Berlim.

Completando seu ciclo de integração com projetos brasileiros voltados para a busca da sustentabilidade local, Achim e Ina visitaram Santa Catarina. Durante 03 dias vivenciaram e se integraram às ações ambientais desenvolvidas pelo Projeto em Garopaba.

A comunidade local teve a oportunidade de conhecer o dia a dia da Ecovila Zegg, durante palestra proferida nas dependencias do Espaço Gaia. Achim e Ina apresentaram experiências de gestão compartilhada, construções sustentáveis, produção orgânica de alimentos,  tecnologias de tratamento de resíduos e a geração de energia limpa, consolidados na Ecovila alemã, que ocupa uma área de 15 hectares da Ecovila, onde vive uma população fixa de cerca de 100 habitantes, e que recebe de forma ciclica até 350 pessoas.

De acordo com Ina, que também atua como Secretaria Executiva do GEN /Global Ecovillage Network, “a decisão de fundar e viver de forma comunitária numa Ecovila está diretamente ligada a possibilidade real e concreta de  transformar hábitos cotidianos em exemplos de mudança em busca da sustentabilidade integral do planeta”.

Agenda
Programas
Relatórios
Multimídia
Parceiros