Projeto Ambiental Gaia Village

Home

Notícias - Novembro -2008

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

                     

UNDAÇÃO GAIA/ GAIA VILLAGE PARTICIPAM DAS DISCUSSÕES DO DIÁLOGO FLORESTAL

Representando a Federação das Entidades Ecologistas Catarinense/ FEEC, Sandra Severo, bióloga do Gaia Village participou  nos dias  6 e 7 de novembro do  II Encontro do Fórum Regional Paraná e Santa Catarina, do Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa. O Diálogo é  uma iniciativa que reúne empresas do setor florestal e organizações ambientalistas e que vêem  discutindo e implementando ações destinadas a conservação da biodiversidade associadas às operações da produção florestal.

O II Encontro foi coordenado pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), The Nature Conservancy (TNC), Klabin e Rigesa, e contou com a presença de 30 representantes de organizações ambientalistas e empresas do setor florestal. O encontro aconteceu no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica em Atalanta, Santa Catarina.

O objetivo geral do Diálogo é construir uma visão comum entre empresas e ambientalistas, para a promoção de ações efetivas em prol da conservação da biodiversidade associadas às operações de produção florestal, e ampliar a escala dos esforços e gerar benefícios tangíveis, tanto para os participantes do Diálogo quanto para a sociedade em geral.

Neste II Encontro aconteceram as reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) do Projeto Piloto e do Fomento e seus resultados e encaminhamentos foram discutidos em reunião plenária, para a definição das ações regionais.

O GT do Projeto Piloto, do qual participa a Klabin, TNC, SPVS, APREMAVI e FEEC definiu uma região geográfica onde será realizado um diagnóstico e montado um banco de dados, que servirá para definir as ações a serem implementadas na região.

Durante o evento também foi apresentado o Programa de Constituição da Reserva legal da Klabin. A Apremavi também fez a apresentação do Programa Matas Legais, em parceria com a Klabin, e do projeto de Recuperação de APPs, em parceria com a Adami.

Além de todas essas discussões, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto os projetos da Apremavi, em especial o Viveiro de Mudas Nativas "Jardim das Florestas" , alguns plantios do Programa Clima Legal e o Parque Natural Mata Atlântica.

O próximo encontro acontecerá em março de 2009, na cidade de Caçador e contará com o apoio da ONG Gato do Mato e da empresa Adami, além das organizações que já fazem parte da coordenação do Fórum.

Fonte:  adaptado de www.apremavi.org.br

Agenda
Programas
Relatórios
Multimídia
Parceiros