Projeto Ambiental Gaia Village

Home

Notícias - Maio -2009

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Reunião de planejamento da MOSTRA LUTZ 2009:

Em seu oitavo ano, no nível dos debates ocorridos na reunião de planejamento desta parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, AMA, Fundação Gaia e Gaia Village, se evidencia a maturidade do processo e o comprometimento das escolas envolvidas .

A presença dos diretores escolares, professores, da supervisão pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e da equipe pedagógica do GV/FG garantiu ambiente para os momentos de valiosas reflexões coletivas que marcaram a reunião, gerando perguntas, contribuições e encaminhamentos que determinarão o desenrolar da Mostra 2009 e também seu futuro. Sempre marcante o intuito de melhorá-la continuamente.

Para Valdeci Vieira, supervisor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, a reunião de planejamento da VIII Mostra foi motivadora: “é maravilhoso observar como a reflexão ambiental está se tornando assunto essencial dentro de nossas escolas, isso nos leva a crer que a relação homem-natureza tende a se harmonizar no presente próximo e principalmente no futuro”.

Ficou decidido que, entre outros aspectos importantes, cada projeto escolar passará a ter um planejamento anual, a ser realizado pelas próprias escolas nos espaços das reuniões dos conselhos de classe e de paradas que ocorrem no cotidiano escolar. Essa necessidade foi ressaltada pelas escolas, evidenciando o alto nível de comprometimento com o processo.

Outra novidade serão as Mostras descentralizadas. Além do evento final de integração, que ocorre em novembro na praça central de Garopaba com a exposição dos trabalhos escolares desenvolvidos ao longo do ano, as Mostras descentralizadas por regiões serão oportunidades para que as comunidades locais possam acompanhar mais de perto o que está sendo desenvolvido nas escolas de seus bairros.

Segundo diretores presentes na reunião, há necessidade de valorizar propostas e atitudes existentes no cotidiano escolar, no campo da educação ambiental, independentemente do evento final de integração da Mostra Lutz. Nesse sentido, as Mostras descentralizadas representam oportunidades pedagógicas afins, pois poderão ser exploradas, também, para a realização de intercâmbios entre as escolas, promovendo exatamente o que sempre se almejou com o processo, que os temas ambientais estejam presentes no cotidiano escolar e potencializem o envolvimento de pais e comunidade do entorno das escolas.

Na percepção da equipe de coordenação do Gaia Village, a reunião evidenciou a elevada condição de maturidade da Mostra, que já vem sendo concebida pelas próprias unidades escolares de uma maneira diferenciada: verifica-se um forte desejo de aprofundamento, contemplando a transdiciplinaridade necessária exigida pela educação ambiental, com um trabalho educativo crítico e propositivo em torno de temas ambientais, sociais e econômicos que desafiam Garopaba atualmente.

Agenda
Programas
Relatórios
Multimídia
Parceiros