Projeto Ambiental Gaia Village

Home

Notícias - Setembro -2008

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

VII Mostra Lutz
Formação Ambiental de Professores

Sustentada pela filosofia de José Lutzenberger e com base nos princípios da Alfabetização Ecológica, defendidos por Frijot Kapra, a equipe da VII Mostra Lutz ministra oficinas à professores e merendeiras das 23 Escolas participantes da Mostra.  Através de atividades teórico-práticas, com um dia de duração, a proposta de trabalho tem a intenção de fortalecer os projetos ambientais escolares, através da  “ecologização” do currículo escolar, envolvendo dinâmicas de grupo que incluam transdisciplinarmente a educação ambiental nos processos didáticos e pedagógicos das Escolas.

Saiba aqui o que aconteceu nas 05 capacitações que envolveram 152 profissionais da educação entre dirigentes, professores e merendeiras:

21 de agosto de 2008: a primeira oficina, realizada nas dependências da Escola Municipal do Siriu, atendeu as Escolas da Gamboa, Siriu, Canto da Penha , Macacú e Costa Macacu que estão localizadas na região norte de Garopaba, compondo um grupo de 25 participantes, entre professores e merendeiras.

Boa parte do dia foi dedicada a dinâmicas que aprofundaram os projetos ambientais de cada unidade escolar, com ênfase na aprendizagem por projetos. A tarde o grupo participou de uma trilha na Cachoeira do Siriu visando uma leitura e interpretação da paisagem. Ao final do dia, na avaliação de cada participante percebeu-se a motivação e entusiasmo com que expressavam sua palavra chave do dia: renovação, persuasão, aprendizagem, conscientização, transformação, perseverança, participação, surpresas, reflexão, ação, motivação, alegria, maturidade, crescimento, reflexão e ação.

28 de agosto de 2008: oficina ministrada na Escola Municipal Jandira Luiza da Silva, abarcando as Escolas dos Bairros Palhocinha, Areias de Palhocinha, Encantada e Capão, mobilizando e integrando grupo de 41 participantes, incluindo dirigentes,  professores e merendeiras.

Além das dinâmicas de discussão dos projetos escolares, o grupo participou de uma caminhada para reconhecimento topográfico da região conhecida como Estiva, em direção a Praia da Ferrugem. Abordou-se neste trajeto as questões relacionadas ao uso e ocupação do solo; áreas de preservação permanente e situação da Lagoa da Garopaba.

No final do dia, o grupo colocou a mão na massa e construiu uma composteira ricamente ilustrada, junto a Praça da Escola Jandira.

11 de setembro de 2008: atividade realizada na Escola Estadual José Rodrigues Lopes, envolvendo as escolas municipais: Pinguirito, Ambrósio e Areais do Ambrósio; Estadual: José Rodrigues Lopes; Particulares: APAE, Arvoredo e ASESV.

Com a presença de 48 profissionais da educação, incluindo dirigentes, professores e merendeiras, merece destaque o envolvimento e integração do grupo que durante todo dia aprofundou o debate a cerca dos projetos ambientais escolares.

Numa dinâmica que visou compreender o significado do trabalho em rede, o grupo fez analogias com o trabalho na escola, integração e respeito com demais colegas; Concluindo-se que o trabalho em rede exige respeito as diferenças, continuidade, comprometimento, comunicação; diversidade, conexão e objetivos comuns.

18 de setembro de 2008: a quarta oficina regional aconteceu na Es

cola Municipal da Ressacada, envolvendo 26 educadores desta Escola e do Centro Educacional da Ibiraquera e Creche Beijinho de Anjo.

O ponto alto da oficina foi a participação e envolvimento de todos na realização da trilha do Morro da Ressacada. Todo o trajeto foi realizado observando-se a vegetação, nascentes que antigamente existiam no local e hoje tem apenas resquícios entre outros aspectos de ocupação humana e agropastoril.

Agenda
Relatórios
Multimídia
Parceiros
Programas